Um Adeus a Beatriz Moreira Costa, (Mãe Beata de Iemanjá)

Minha Diva, chega-se hoje o dia do seu chamamento para o ORUN, onde a festa foi programada, todos lá estão a sua espera, as Divindades estão a postos e mais uma Anciã se despede de todos nós.

O Ayê (terra) fica mais desprovido; nossas lutas não serão tão combates como antes, não encontrarei mais a Senhora, nem em sua casa e nem mesmo em tantos lugares aos quais me era feliz o seu olhar de mãe ao qual se lacrimejava ao me ver; não mais me ajoelharei aos teus pés pedindo a sua benção, não terei mais a Mulher forte ao qual tanto me ajudou, incentivou e que me fez ser uma guerreira e afortunada de FÉ, esperança e de vitórias…

Estou triste, porém minha alma esta serena …

O Candomblé, o Movimento Social, a Diversidade, o Feminismo, a Poesia, a Arte, os Direitos Humanos, tudo que há neste Brasil, lamenta a filha ao qual honrou até o último suspirar o nome e o zelo por Yemoja.

Olho para as roupas que a Senhora me deu de presente e vem a certeza de que a sua elegância e desprendimento das coisas materiais foi mais uma lição deixada ao qual todos nós devemos nós espelhar e nos fortalecer.

Como amo a Senhora! Como uma filha sente a falta da sua mãe eu sinto a sua falta desde agora que Adailton seu filho carnal nos comunica a sua partida… Dia de Yemoja…

Mas como uma aluna que foi muito bem instruída, fecho os meus olhos e lembro da sua mão passando pelo meu rosto, sorrindo e me incentivando a fazer o melhor para o nosso Povo!

Aos meus irmãos do Ilê Omi Oju Aro, em Nova Iguaçu ao qual me sinto integrante e filha, pois foi pelas mãos de Mãe Beata que me levou ao Ilê Asé Dewi meu respeito, carinho, compreensão e condolências por esta notícia que jamais queríamos ouvir e saber; porém a hora grande chegou e ela se foi…

Sim… foi ela que me deu emprestado a OSUN, mas sabe que sou dela eternamente…

Iyá; como a Senhora sempre me incentivou, alertou, amparou, fortificou, elevou-me a ser o que sou; saiba que por onde eu andar, onde chegar e muito mais que isto; a Senhora é importante por demais em meu caminhar e existência.
Devo-lhe a minha Vida e é sabido por toda a Ancestralidade ao qual a Senhora faz parte agora o meu amor, bem querer, respeito, GRATIDÃO e a falta que sentirei de ligar para a Senhora como sempre fazia para simplesmente lhe pedir bênção e sentir-me fortalecida pelo seu acolhimento a minha pessoa…

Ou então pisar no Rio de Janeiro e lhe ver….

Se houve uma riqueza, graça alcançada perante toda a injustiça que sofri saiba a Senhora que foi o bálsamo que curou minhas feridas e que livrou-me da perdição do desvio nunca deixando que a depressão, a tristeza e as más influencias tomassem conta de mim…

Se sou vitoriosa e aguerrida devo isto também a Senhora!

Choro porque filhos choram a partida de suas mães e eu tive a Senhora como Mãe em todos os sentidos e foi no seu reflexo de Dignidade, Lutas e Vitórias que me fiz o exemplo jamais me corrompendo onde o otimismo seja nas piores situações ele impera e me faz seguir!

Hoje a Matriz Africana esta em Luto e se silencia em respeito absoluto a uma legitima ANCIÃ que nos deixa para ser a nossa Ancestre.

Saiba minha Mãe que lhe amo muito e que as lágrimas que derramo neste instante são pela GRATIDÃO a tudo que a Senhora representou, fez, atuou até o seu último suspiro…

Agora eu tenho mais uma ANCESTRAL para cultuar e que com certeza ao passar toda a festa que a espera estará me abençoando, assim como a todos aqueles que foram próximos sejam filhos carnais ou espirituais.

Como lhe disse no nosso último encontro farei a diferença em 2018 sendo a representante do Povo de São Paulo e se tinha as suas bênçãos aqui agora as terei aí onde esta!

OLODUMARE, receba a minha Mãe com tudo que ela merece e conceda a oportunidade Dela em breve estar nos incentivando, abençoando e nos iluminando!

EMI FERE OWO IYÁ!

IKU oooo…

Uma ANCIÃ se foi!
Ajoie Ogunlade
(Marli Barbosa)

Comentários

Comentários