MANUAL DO BOM SACERDOTE
(Babalorisà, Iyàlorisà, Tat’eto, Mam’etu, Doté, Doné e Babalawo).
1- EM PRIMEIRO LUGAR, ENTENDA QUE VOCÊ NÃO É DONO DE NINGUÉM, MUITO MENOS DE ÒRÌSÀ, APENAS APRENDEU A CULTUÁ-LO. RESPEITE A PRIVACIDADE DOS FILHOS, PARA QUE ELES RESPEITEM A SUA.
CADA FILHO TEM A SUA VIDA PESSOAL, O SAGRADO DIREITO DE IR E VIR, E NÃO TEM DE DAR SATISFAÇÃO CONSTANTE DA SUA VIDA PARA VOCÊ.
2- Seja humilde, a HUMILDADE é sinônimo de sabedoria, não queira impor nada, faça-se ser compreendido, isso bastará.
3- Não minta nem omita nada, para prover proveito em benefício próprio.
4- Você não tem mais Òrìsà que ninguém, todos são iguais perante Olódùmarè.
5- Não faça ninguém de escravo ou empregado, se quiser um, trabalhe, e tenha situação para contratá-lo. Filhos da casa tem OBRIGAÇÃO de ajudar na limpeza, na manutenção da casa (Ile), mas isso não quer dizer que ele seja escravizado. Eles têm de entender que estão fazendo aquilo não para o Sacerdote, mas sim para a casa DELES, e para OS donos dela, OS ORISA. Comece sua frase sempre com, POR FAVOR, e termine sempre com, MUITO OBRIGADO.
6- Não faça reuniões somente para mostrar erros e para pedir ajuda. Se utilize da mesma para organizar seu Ile, e nomeie os mais responsáveis para ajudá-lo na administração, independente de cargos ou tempo de axé. Você está lidando com pessoas, não com títulos.
7- Não se esqueça de sempre reunir os “filhos” para passar conhecimento do que você sabe, de forma objetiva, sem mistérios e segredos desnecessários, lembre-se, a palavra TRADIÇÃO, vem do latim “TRADITIO”, significando TRANSMISSÃO, logo a transmita. O culto aos Òrìsà é simples, basta ter amor e dedicação. Como dizia o saudoso Agenor Miranda, “ÒRÌSÀ NÃO TEM SEGREDO. QUEM OS CRIA SÃO OS HOMENS”.
8- Jamais se envolvam com uma filha (o) do Ile, e nem permita esse tipo de conduta na casa, ALI NÃO É UM LOCAL PROFANO, ou local de encontros, CLUBE OU CASA DE BALADAS, e sim local sagrado (TEMPLO). Oriente aos seus filhos que ao frequentarem casas irmãs, mantenham sempre a postura adequada, sem ir “flertar” ou beber em excesso, e outros tipos de comportamento próprio de eventos sociais (boates, baladas, festas), pois ele sempre estará representando seu ILE e a sua família de axé. Os comentários maldosos sempre serão dirigidos dessa forma: “VIU FULANO? É FILHO DE PAI TAL E DA CASA TAL”.
Seu nome nunca estará na frente. Afinal, Terreiro é um TEMPLO SAGRADO DE ORAÇÕES E PARA FESTEJAR ORISÁ, e não para “azaração”.
9- Se não sabe, pergunte, ou vá estudar mais, mas não invente, para não pagar mais tarde pela ignorância, lembre-se ninguém sabe tudo, ou lembra-se de tudo normalmente, se necessário releia seus ensinamentos, ou procure um mais velho.
10- Trate com atenção a todos, sem discriminação. Não é porque fulano contribui mais com dinheiro que será mais merecedor, apenas tem uma situação que pode ajudar mais, nada mais que isso. NÃO SE VENDA POR DINHEIRO.
11- Jamais “DESPACHE” qualquer assentamento que tenha sido feito, ali existe uma energia, acerte-o e cultue.
12- Não tenha pressa em completar seu sirè, recolhendo qualquer um que apareça. Dê tempo e conheça bem a pessoa que você irá dar o seu àse.
13- Não use roupas extravagantes demais, ali não é a Marquês de Sapucaí, aguarde o Carnaval para fantasias, SACERDOTE É DISCRIÇÃO E SOBRIEDADE.
14- Fale baixo e evite chamar a atenção de alguém em público por qualquer motivo, reserve um dia para conversar com os seus filhos em particular e separadamente, caso tenha que chamar a atenção, e mesmo assim esclareça que se trata de EDUCAR E NÃO DE IMPOR ALGO. Toda comunidade ou organização tem REGRAS e deveres que devem ser seguidas, mas também têm DIREITOS. Explique as duas sempre que puder, e oriente que sejam seguidas e respeitadas.
15- Monte um conselho deliberativo, para julgar algo importante, não tome atitudes sozinho, pois uma vez criado o Ile, o mesmo passa a pertencer a comunidade que o frequenta (filhos). É óbvio que você terá sempre o voto de Minerva, mas para isso terá que saber convencer o conselho, caso não concordem com seu voto (saiba se utilizar de argumentos concretos e verdadeiros).
16- Cobre estritamente o necessário pelo seu trabalho sacerdotal, você não é dono de loteamento, para ficar VENDENDO CHÃO, muito menos estelionatário para não passar as escrituras do que foi vendido. Uma casa precisa ser mantida, e a ajuda financeira advinda de ebós, tratamentos espirituais, e até mesmo de doações tem de ser na medida certa, e não com exageros e valores exorbitantes. Lembre-se que dinheiro é necessário e precisamos dele, mas com sobriedade e honestidade religiosa.
17- Sempre que possível, reveja e reavalie seus CONCEITOS SOCIAIS E ÉTICOS, lembre-se, o mundo muda, e nossa religião é para se adaptar ao momento em que vivemos. Quanto aos conceitos religiosos, mantenha-os e não INVENTE MODA. Nossa religião é milenar (PELO MENOS 8.000 ANOS NA TERRA) e não deve ser mudada a bel prazer para satisfazer interesses políticos ou sociais. FUNDAMENTO DE ORISÁ É COISA SÉRIA.
18- Não se incomode em dar festas, se incomode em ter feito tudo certo sem ter esquecido de nada. Lembre-se, disso dependerá o sucesso ou não daquela pessoa, e seu também.
19- Não faça adaptações desnecessárias, jamais. É melhor o pouco com fé e fundamento, do que o muito sem ela.
20- Aprenda de uma vez por todas, quem tem que aprender é o “FILHO” não o Òrìsà dele.
21- A “FAMÍLIA DE AXÉ” não se restringe somente aos dias de culto, logo, em comemorações particulares (aniversários, churrascos e outras festividades), que não estejam ligadas à religião, se utilize de local apropriado. “Casa de axé” (Ile) é local de culto a Òrìsà, puro e tão somente.
22- Os cantos (Orin), os Ofo (encantamentos), os Orikis, e as rezas (Gbàdúràs), são de extrema importância no culto, logo se certifique que todos aprendam a entoá-las, independente de estarem traduzidas ou não.
23- Regras de conduta, horários e responsabilidades, são para serem cumpridas, certifique-se sempre do cumprimento das mesmas.
24- Lembre-se, você é apenas um SACERDOTE DE ÒRÌSÀ, não tente fazer aquilo que não lhe compete, seja sincero com você mesmo e com o seu semelhante.
25- Lembre-se, conhecimento não dá super poderes a ninguém, saber fazer não significa que você pode mover montanhas, existe sempre a lei do merecimento, entenda que você não é o Deus da história, apenas UM ESCOLHIDO QUE APRENDEU A MANIPULAR OS PEDIDOS AO MESMO, FAÇA-SE POR MERECER A CONFIANÇA DE OLÓDÙMARÈ.
26- Regras são para todos, desde Abyans a Oye, logo, nada dessa de Onilú, Ogan, Ekédji, Ajoye, ou Awo, entrar no Ile ou quarto de Orisá, sem antes ter tomado banho e cumprimentar todos os irmãos presentes, muito menos, tendo consumido bebidas alcoólicas e trajes que não façam parte da função e da ética social.
Atabaques (Ilu) são Sagrados (Òrìsà) e assentados, não são tambores de Escola de Samba, muito menos é para uma reunião de pagodeiros.
27- Função de Ekedjis ou Ajoyes e Ogans, além de outras, é na hora do sirè dar apoio e servir os Òrìsà presente. Conversinhas, e namoros são para fora do Ile.
28- Ser SACERDOTE DE ÒRÌSÀ, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de VOCAÇÃO, CONHECIMENTO PROFUNDO, TEMPO, DISCERNIMENTO, SABEDORIA, CALMA, HONESTIDADE, CAPACIDADE, PLURALIDADE, AMOR E PRINCIPALMENTE ESPIRITUALIDADE (FÉ), caso não as tenha, procure um outro caminho ou profissão e seja feliz.
29- Não siga o exemplo errado de muitos, que aceitavam a IDOLATRIA, se achando os donos da verdade, os todos poderosos, como se os Òrìsà, em troca de algumas oferendas, estariam a servi-los, sem questionar. ISSO É UMA ILUSÃO, você não precisa de idolatria e sim de SABEDORIA E HUMILDADE, só assim os Òrìsà estarão dispostos a lhe ajudar.
30- Finalizando, entenda que um ILE ASÈ ÒRÌSÀ, é um TEMPLO, e o dever primordial de seus Sacerdotes, é o de ensinar a cultura de sua religião, direitos e deveres hierárquicos sem mitos, fantasias e principalmente terrorismo. Nunca imponha seu cargo ou “tempo de axé”, para exigir respeito, faça-se por merecê-lo pelos seus procedimentos como sacerdote.
Aos futuros Sacerdotes,
TÓÓRÓ L’ÒMA ILÉ IFÈ. (É O CAMINHO RETO É QUE LEVA A ILÉ IFÈ.)
P.S.: ILÉ IFÉ É A CIDADE SAGRADA DOS YORUBAS, CIDADE ABENÇOADA, E REPRESENTA O PARAÍSO SAGRADO.
AQUELES QUE CRÊEM NO DESTINO, AQUELES QUE CRÊEM NO PODER DOS ÒRÌSÀ, E AQUELES QUE CRÊM NO PROCESSO DE CONSTRUIR O BOM CARÁTER, SABEM QUE O CAMINHO PARA DESCOBRIR O DESTINO PESSOAL É RETO, ESTREITO E INEQUÍVOCO.
KÍ ÒGÚN ÀTI RÀNLÓWO O FIHÀN ÒNA RE.
(QUE OGUN TE AJUDE A ENCONTRAR SEU CAMINHO.)
Escito por BABALAWO IFASEUN ONIFADE
GEGE OSUGBO ATI ILEDI OSUGBO, IRAYE REMO