Dentro da liturgia do CULTO aos ÒRÌSÀ ou Candomblé, existem homens e mulheres que incorporam possuídos pelos ÒRÌSÀ,e, a estes damos o nome de ÌYÀWÓ ÒRÌSÀ ou OMO ÒRÌSÀ KON ( filho do ÒRÌSÀ) ouELÉGÙN ÒRÌSÀ (aquele que é montado pelo ÒRÌSÀ) ou ainda simplesmente de “Médiuns”, na terminologia afro-brasileira.
Estes ÌYÀWÓ passam por todas as normas, regras, preceitos e fundamentos, ou seja, todo o processo de INICIAÇÃO, para que ele ou ela possam dizer que são iniciados.
Estes ÌYÀWÓ têm funções especificas dentro de sua Casa Templo, seguindo regras estabelecidas para o período em que eles se encontram de sua INICIAÇÃO, ate que cumprindo todas as etapas estabelecidas com os seus 7 anos de iniciação completos e de obrigações realizadas e corretas; estes se tornam um ÈGBÓN que quer dizer (filho mais velho).
Um ÀBÍON (pessoa não iniciada) quando chega a um ILE conforme as regras, normas e preceitos, ele receberá da Ìyá ou do Bàbá os fios de conta que ele terá primeiramente como também os contra- égùn.
Este ÀBÍON participara do Àse daquela Casa, somente em certos atos , cumprindo regras estabelecidas dentro da sua condição de ÀBÍON.
Escrito por Ìyá Angela ti OYA