Nós amamos esse colar em metal de Fabiano Barroso.
Esse artista de Santos, que trabalha com materiais como cobre, latão e inox, se iniciou nas artes ainda na adolescência. Mais tarde, no ano de 2000, começou a trabalhar a sério com o metal, quando começou a fazer joalheria em prata.
A gravação em metal veio naturalmente depois de alguns anos, quando desenvolveu um produto que protege o desenho nas peças.
A técnica é gravação em metal através de corrosão química. A peça é submergida em solução “ácida” e as partes que não estão protegidas ficam em baixo relevo, pela ação do ácido.
Trata-se de um trabalho com várias fases: recortar, limar, polir, envelhecer…
A primeira fase seria a definição do design da peça, escolher o que quer gravar no metal e fazer um desenho. A segunda, passar esse desenho pro metal. Existem várias técnicas pra isso, Fabiano particularmente “pinta” o que quer, com o produto que desenvolveu, e espera secar.
A próxima fase é a imersão da peça no ácido pra gravar. Depois disto é recortar, furar, limar, polir e envelhecer a peça para concluir o processo de confecção.
E pq trabalhar com o Asé?
Segundo o artista, ele frequentou a Umbanda muito tempo na adolescência, depois se afastou.
Anos depois um amigo pediu que ele fizesse um Tridente para Exu…
O Tridente foi feito o amigo amou e comentou que havia pesquisado pra comprar e não tinha nada igual.
O amigo levou o tridente para a Casa que ele frequenta e a partir dai as encomendas não pararam.
“Hoje me reaproximei da Umbanda e me considero um artesão privilegiado em poder realizar este trabalho, que envolve pesquisa, dedicação e amor para honrar nosso Orixás.” declara Fabiano.
Para entrar em contato:
https://www.facebook.com/groups/artemetalvendas/