Este é um lugar para expor seus pensamentos, conhecimentos ou teses.
Sendo assim vou explicar sobre as tão famosas e aceitas “Qualidades de ÒRÌSÀ no Brasil.
Aqui Brasil existe uma multiplicidade de ÒRÌSÀ( forças da natureza) criados por OLÓDÙMARÈ ( Senhor do Universo), estas são denominadas de qualidade de ÒRÌSÀ.
Pesquisando as paginas da história antropológica, e a tomando como base de prova irrefutável para desvendar qualquer dúvida, entendemos que a antropologia africana nos trás evidências que se tornaram vestígios dilatadores de uma verdade inegável.
Explicando, na terra Mãe África, não existem qualidades de ÒRÌSÀ; em cada região é cultuado um determinado ÒRÌSÀ, sendo o mesmo considerado ancestral e protetor daquela região.
Ocorre que alguns ÒRÌSÀ, devido as suas andanças em outras terras acabaram sendo conhecidos em vários lugares como é o caso de ÒGÚN, SÒNGÒ, OYA, ÒSUN como todos os outros.
Dando assim início em cada uma dessas regiões diferentes, a receberem títulos ou adjetivos que fazem referencia as suas características energéticas e sua essência, na sua passagem naquele local; alem de que foi introduzido ainda o Culto a esses ÒRÌSÀ; e assim sendo nessas regiões diferentes receberem algumas diferenças.
Exemplo disso é o ÒRÌSÀ ÈSÙ que é cultuado em toda totalidade do continente africano, mas em cada região de Culto Ele ganha um título dignificante; da mesma forma que ÒSUN na região de OSOGBO é chamada de ÒSUN de OSOGBO ( da cidade de OSOGBO), a da região ( cidade) de IPONDÁ é chamada de ÒSUN de IPONDÁ ; o ÒRÌSÀ ÒGÚN da região( cidade) de IRÉ é chamado de ÒGÚN de IRÉ ;assim também acontece com os outros ÒRÌSÀ.
Assim com o tráfico dos escravos oriundos da Mãe África, que foram trazidos para o Brasil, vieram diversos povos distintos, etnias distintas, com características diferentes em sua cultura, história, lingüística, artística e principalmente Religiosa.
Sendo assim esses povos, os ÌJÉSA, os OYO, os IFÒN, os de KÉTU e outros, trouxeram cada um, seus costumes e seus ÒRÌSÀ.
Devido a mistura desses povos e a troca de informações entre eles, cada Sacerdote aprendeu sobre um determinado ÒRÌSÀ; assim então fizeram um intercambio cultural de FUNDAMENTOS, a partir daí é que essa nomenclatura de “ QUALIDADE” se iniciou sendo aceita e transmitida por gerações como REGRA para muitos dos nossos Sacerdotes ( as) hoje em dia.
Surgindo assim essa quantidade de imensa de ÒRÌSÀ aqui no Brasil, sendo na verdade o ÒRÌSÀ é o mesmo, mas com origens diferenciadas.
Uma prova real disso se pode ver aqui mesmo no Brasil, em algumas Casas- Templos tradicionais de antigamente e algumas até os dias de hoje cultuam o ÒRÌSÀ em assentamentos COLETIVOS, tal qual é feito no território Africano.
Outro fator aqui no Brasil que levou a se criar esse tipo de Culto com diversas “qualidades “(CULTO AFRO BRASILEIRO) foi a falta de conhecimento pleno e do manuseio dos ODÚ, ITAN dos TRATADOS de IFÁ.
Eu explico este FUNDAMENTO para melhor compreensão dos meus OMO ÒRÌSÀ KON e meus amigos desta maneira:
Precisamos da ENERGIA do nosso ÒRÌSÀ masculino juntamente com a energia da nossa ÒRÌSÀ feminina ( AYABA) e mais a da nossa “Família de ÒRÌSÀ”, pois é através desta “ ENERGIA completa” que alcançaremos uma vida plena e repleta com o imenso ÀSE que emana dos nossos ÒRÌSÀ.
Conseguimos conhecer esta “ nossa FAMÍLIA ÒRÌSÀ” através do JOGO DE BÚZIO- OS ORÁCULOS DE IFÁ, o JOGO nos da o “ CAMINHO” que deveremos seguir para louvá-los, dedicando todo o nosso AMOR, a nossa FÉ e o nosso RESPEITO.
“ QUALIDADES “ não existem, ÈSÙ é um só, ÒGÚN é um só, ÒSÓÒSÍ é um só, e assim todos os nossos ÒRÌSÀ.
Existem caminhos que se observam no JOGO de BÚZIO, cada ser humano tem suas necessidades individuais,.
O ÒRÌSÀ ORÍ de cada ser humano é individual, esta é a razão pela qual existem estes CAMINHOS.
Os ÒRÌSÀ são únicos, mas em determinadas ocasiões da passagem pela terra receberam EPÍTETO- TÍTULOS por onde passaram como eu já mencionei; mas aqui no Brasil isso foi interpretado como “ QUALIDADE e como ÒRÌSÀ diferentes.
Mas vale ressaltar que nada mais são do que os mesmos ÒRÌSÀ com vários títulos.
O que diferencia o ÒRÌSÀ de uma pessoa para o de outra é o ODÚ ( CAMINHO).
ODÚ é quem dá a forma como a energia se comporta, e sob este aspecto é o ODÚ quem vai explicar as características da RITUALÍSTICA, FUNDAMENTOS E PRECEITOS de cada ÒRÌSÀ.
.A individualidade que cada ser humano esta em sua essência, e assim nós Sacerdotes ( as) temos que identificar que ela esta intimamente ligada ao seu ÒRÌSÀ ORÍ.
Cada ÒRÌSÀ faz parte de sua família, que inclui o ÒRÌSÀ ORÍ, compondo a essência de todos os OMO ÒRÌSÀ KON.
ODÁBO Kí OYA ìwúré wa!
texto escrito porÌyá Angela ti OYA